sábado, maio 29, 2004

O dia depois de amanhã

Será igual ao dia de hoje. Igual ao que virá depois, e depois, e depois. Até quando? Impossível saber quando se está, actualmente, no meio de uma idade da neve.

Alguns anos atrás os blockbuster eram gelados, o que os tornava maravilhosos. Olhar para as águas geladas de Jaws ou para o Delorean glacial de Back to the Future após mais uma viagem no tempo era olhar para algo fascinante. Era olhar para um bloco de gelo. Todos, os que olhávamos sabíamos que estava um bloco de gelo à nossa frente, reconhecível à primeira vista, sem necessidade de análises ou raciocínios mais profundos. Porém, quem se desse ao trabalho de limpar a primeira camada de neve sobre o gelo, podia ver o seu interior. Lá dentro, aprisionados, a humanidade, o amor, o nazismo, o sofrimento, e muito mais. Cativos na eternidade, esperando ser descobertos.

Hoje em dia, os blockbusters são apenas feitos de neve. E por mais que se escave não há nada que mereça ser encontrado. Assim é, assim será durante esta idade da neve.

O dia depois de amanhã será igual ao dia de hoje. Igual ao que virá depois, e depois, e depois. Mas sempre com alguns pequenos pedaços de granizo a caírem aqui e ali.